segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COMPLEXO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ

Quando você vir a nossa cidade não deixe de visitar o Complexo da E.F.M.M (Estrada de Ferro Madeira Mamoré), lá você verá um pouco da história da origem de nossa cidade. A E.F.M.M é uma ferrovia construída entre 1907 e 1912, para ligar Porto Velho a Guajará Mirim. Ficou conhecida na época como “a ferrovia do diabo” devido às milhares de mortes de trabalhadores ocorridas durante a sua construção, mortes estas causadas pelas doenças tropicais e pelas dificuldades encontradas por seus construtores nos anos de sua construção. Segundo moradores antigos de Porto velho, cada uma de suas dormentes representa um cadáver.
Na década de 1930, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi parcialmente desativada, voltando a operar plenamente alguns anos depois, vindo a ser devolvida ao Governo Federal.
Em 25 de maio de 1966, depois de 54 anos de atividades, praticamente acumulando prejuízos durante todo esse tempo, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi desativada. A ferrovia deveria ser, porém, substituída por uma rodovia, a fim de que não se configurasse rompimento e descumprimento do Acordo celebrado em Petrópolis, em 1903. Tal rodovia materializou-se nas atuais BR-425 e BR-364, que ligam Porto Velho a Guajará-Mirim. Em 10 de julho de 1972 as máquinas apitaram pela última vez. A partir daí, o abandono foi total e, em 1979, o acervo começou a ser vendido como sucata para a siderúrgica de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Voltou a operar em 1981 num trecho de apenas 7 quilômetros dos 366 km do percurso original, apenas para fins turísticos, sendo novamente paralisada por completo em 2000.


<

Um comentário:

  1. Nossa que MARAvilha está ficando essa cidade.amei Porto Velho desde que fui a primeira vez e fico muito feliz com o progresso da cidade.está ficando muito linda.eu amo PORTO VELHO

    ResponderExcluir