segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PROJETO "MINHA CIDADE NA MÍDIA

JUSTIFICATIVA


O estudo do meio é, de fato, uma ótima maneira de colocar a realidade do aluno dentro da sala de aula. É interessante porque não é preciso viajar ou organizar longos passeios, até em volta da escola é possível aprender muito. Desse modo há a possibilidade do professor mostrar aos alunos a complexidade do mundo em que vivemos.
Neste tipo de estudo uma das principais características que diferencia é, a interdisciplinaridade, não dá para fazer um estudo do meio de verdade, sem ter um olhar completo sobre o tema, daí a importância de se envolver diferentes áreas de conhecimentos e definir objetivos comuns.
Quando a escola leva o aluno a explorar a realidade, é inevitável que isso envolva todos os componentes curriculares. Afinal há Geometria nas formas do espaço, há Artes nas construções, há História, Geografia e Ciências em cada lugar por onde passamos.
Nesse tipo de estudo também é preciso misturar ensino, a prática de um trabalho além de noções de pesquisas. É também um ótimo caminho para despertar em nossos alunos noções de cidadania, consciência ambiental, cultural, econômica e social. Enfim, um grande número de outras competência, levando o aluno a participar de forma eficiente de atividades da vida social em que envolva a leitura, a escrita de sua autoria e ao mesmo tempo utilizar os meios tecnológicos como recursos importantes a serviço da educação, pois esses recursos quando utilizados de forma corretas podem provocar atividades significativas de aprendizagem.

Neste contexto, percebendo o baixo índice no que se refere a leitura, a escrita e a produção de textos, e índices de aprovação e reprovação indicados no Projeto Político Pedagógico de respectivamente 61,0%, e 37,0% dos alunos do 5º ano, além de melhorar o envolvimento pesquisa, estimular a oralidade e interação, a Escola Murilo Braga propõe realizar com estes alunos um estudo do meio, onde possa realizar um encontro com a realidade histórico, social, econômica, turística e cultural do seu município com o objetivo de observar, discutir , refletir e produzir textos de sua autoria sobre o tempo e o espaço que não consta nos livros didáticos, e assim, melhorar o ensino aprendizagem através da produção de textos para três diferentes mídias, um documentário, um blog e revistas.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver com os alunos do 5º ano um estudo do meio, onde possa realizar um encontro com a as questões: histórica, social, econômica turística e cultural de sua cidade, através de produção de textos para diferentes mídias(um blog, uma revista e um documentário), utilizando conteúdos específicos da Língua Português e tendo como apoio a Geografia e a História, e assim, interferir na redução do grau de dificuldades dos mesmos em leitura, escrita, oralidade melhorando o ensino aprendizagem.

OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Inserir a produção de textos, vídeo e a informática no contexto escolar;
Inserir a realidade do aluno na sala de aula;
Estimular no aluno a prática de pesquisa, leitura, interação, oralidade, criatividade e produção de seus próprios textos;
Desenvolver habilidades intelectuais de observação, análise, comparação, síntese e produção;
Inserir a linguagem das mídias a sala de aula;
Sair dos limites da sala de aula através do trabalho de campo;
Interagir diferentes disciplinas;
Permitir que a criança perceba a importância da sociedade, da cultura, da economia e do turismo para o desenvolvimento do seu município;
Estimular os alunos a relatar através de diferentes mídias o valor do lugar em que vivem;
Permitir que os alunos trabalhem em grupos para que troquem informações e procedimentos para resolver problemas, facilitando o ensino e a socialização.

PÚBLICO ALVO:

Alunos do 5º ano da Escola Murilo Braga.

AS METAS:

Reduzir o grau de dificuldades em aproximadamente 80% nas turmas do 5º ano, em pesquisa, leitura, escrita, oralidade, produção, interpretação de textos,e interação, reduzir os índices de reprovação e aumentar o interesse dos mesmos pelos fatos históricos e geográficos de seu município, levando-os a desenvolver seu senso crítico e com isso melhorar o ensino-aprendizagem além de produzir 03 (três) unidades de revistas, 01 (um )documentário de 28 minutos e criar 01 (um) blog na Internet são as nossas pretensões com este projeto no prazo de Março a Dezembro de 2009.



O projeto teve apoio:
PROFIPES (Programa de apoio Financeiro a Projetos Escolares) - SEDUC - RO
CERON(Centrais Elétricas de Rondônia)
Polícia Militar - 1º Batalhão
Gráfica Copi Atrt's





<















































Nenhum comentário:

Postar um comentário