segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NOSSOS PONTOS TURÍSTICOS

Em nossa cidade você vai ter varias opções de passeios culturais e ecológicos.

Localizado na Av. 7 de Setembro com a Av. Farquar você encontra “O PRÉDIO DO RELÓGIO” como é conhecido atualmente. Esse prédio foi inaugurado em 1949, naquela época funcionava como a antiga administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. É um prédio curioso pela sua arquitetura, lembrar uma locomotiva, uma homenagem aos nossos colonizadores regionais. Atualmente esse prédio funciona como sede da Superintendência Estadual de Turismo – SENTUR/RO.




AS TRÊS CAIXAS D'ÁGUA é outro local que você não deve deixar de conhecer. Símbolo de Porto Velho, elas vieram dos Estados Unidos no começo do século XIX, a primeira foi construída em 1908, a segunda em 1909 e a terceira em 1912. Serviam para abastecer de água a pequena vila que abrigava os engenheiros e técnicos que trabalharam na construção ferrovia e abasteciam o bairro nobre da vila. Atualmente sua função é apenas turística e histórica. Quando você tiver o prazer de nos visitar, não deixe de tirar umas fotos neste local para levar de lembrança de nossa cidade.




A CATEDRAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, que foi construída em grande parte por meio de contribuições populares. Quando você visitar nossa cidade não deixe de entrar em nossa catedral e obsservar suas paredes que são decoradas por lindos vitrais coloridos doados pela comunidade, e por pinturas do padre Ângelo Spadari e de Afonso Ligório. Sua construção começou em 1927. Os tijolos foram feitos no mesmo local, as telhas vieram de Belém do Pará, a madeira tirada daqui mesmo na região. Segundo dados históricos, naquela época pertencia a Diocese do Amazonas (Manaus), era atendida pela Paróquia de Humaitá na pessoa de Pe. Raimundo de Oliveira. O título "Sagrado Coração de Jesus" foi escolhido por Dom João Irineu Joffely, Bispo de Manaus.




MERCADO CENTRAL

Quem vem a Porto Velho não deve deixar de visitar o Mercado central, localizado na Av. Farquar. É um ponto de encontro matinal dos portovelhence. Lá você pode saborear um delicioso café da manhã regional com a tradicional tapioquinha, mingaus, bolos além da opção de compras de uma grande variedade de peixes, frutas, queijos, plantas medicinais e outras especiarias regionais.




RIO MADEIRA
Um dos principais afluentes da margem direita do rio Amazonas, com 3.200 km de extensão é um dos maiores rios do país e também o principal rios do nosso estado. Seu nome deve-se a suas águas transportar grande quantidade de troncos e galhos de árvores. Ele é muito importante para a economia do nosso município, pois suas águas são utilizadas para a pesca, transporte de mercadorias, geração de energia e como única via de navegação para os ribeirinhos. Quando você vir a nossa cidade não deixe fazer um passeio de barco pelas suas águas e de apreciar no final da tarde o pôr-do-sol em suas margens, é um dos mais belos do país.





PARQUE NATURAL DE PORTO VELHO
É também conhecido como Parque Ecológico, pela população local. É um local com uma área de 200 hectares e foi criado em 1989. É um ambiente que reúne várias espécies da fauna e da flora de nossa região, com trilhas, cascatas e até nascentes. Você pode aproveitar em finais de semana e feriados para desfrutar desse ambiente natural e até fazer um piquenique com a família.




LAGO DO CUNIÃ
É um verdadeiro santuário de fauna e flora da região. Reúne espécie da fauna amazônica como, o jacaré-açú, várias espécies de aves e peixes entre eles o pirarucu, várias espécies vegetais como, castanha-do-pará, açaí, copaíba e andiroba.
Se você quiser visitar, lembre-se que é uma reserva extrativista, portanto, tem que ter autorização do IBAMA e da Associação dos Produtores do Cuniã para se praticar pesca esportiva e outros tipos turismo.
Vive nas margens do lago cerca de cinqüenta e seis famílias com residências fixadas, para isso a localidade conta com estrutura que permite assisti-los em suas necessidades básicas, tais como: uma escola mantida pelo Estado e um Posto de Saúde mantido pelo Município de Porto Velho; um posto telefônico que permite o contato com qualquer parte do mundo; energia elétrica (obtida através de um gerador e complementada por um sistema de captação solar), permitindo, assim, o desenvolvimento das atividades escolares durante o período da noite, bem como facilitando a guarda e conservação do pescado.
Para que os moradores atuem rigorosamente na fiscalização para a preservação do meio ambiente, foi firmado um acordo entre o Governo federal e Associação de Moradores, pelo qual recebem o direito de explorar comercialmente a pesca, a extração da castanha-do-pará, açaí, seiva de copaíba e andiroba (uso medicinal). Todas essas atividades, no entanto, devem ser realizadas de forma artesanal, ou seja, não é permitido o uso de redes, malhadeiras, tarrafas, espinhéis, determinados pelo IBAMA em nível estadual. Isso é muito bom em tempos de sustentabilidade.




CACHOEIRA DE TEOTÔNIO
Localizada a 30Km de Porto Velho, é o grande obstáculo à navegação e a razão da localização de Porto Velho. O acesso pode ser por estrada ou, partindo de Porto Velho, navegando-se rio acima numa emocionante viagem.
A Cachoeira de Teotônio é uma das melhores traduções da força do Rio Madeira; não faltam histórias infelizes de quem ousou desafiar as implacáveis forças da natureza. Segundo lendas nunca se deve ir pescar na região sem a presença de um guia ou conhecedor da localidade. No período de agosto a outubro a Cachoeira Teotônio recebe milhares de turistas com o objetivo de uma coisa, a prática da pesca esportiva. Afinal lá você pode encontrar peixes variados como: Jaús, Dourados, Pintados e Pirararas.





PARQUE CIRCUITO
Conhecido também como parque das seringas, isso se explica pelo Parque ser rodeado de seringueiras, além de várias outras árvores, que torna o local bem sombreado. Foi criado pela Prefeitura de Porto Velho, com o objetivo de criar para a comunidade uma área de lazer para a prática de atividades físicas e passeios familiares.O parque é freqüentado por quem não abre mão de uma boa caminhada, além de quadras poliesportivas de areia e um espaço recreativo para crianças, restaurante e lanchonete.
Atualmente a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) está planejando a restauração do parque. O projeto que visa restaurar todas instalações elétricas e hidráulicas, além da reforma dos banheiros, também prevê que os módulos esportivos sejam substituídos para proporcionar maior conforto e segurança aos atletas freqüentadores.


5 comentários:

  1. Gostei muito das informações sobre a cidade. Quero conhecer Porto Velho neste ano e gostaria de saber como faço para fazer os passeios, qual o melhor hotel e quantos dias devo reservar para conhecer os locais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use
      https://www.airbnb.com.br/
      Ja tem algumas pessoas cadastradas.

      Excluir
    2. https://www.google.com.br/#q=lugares+legais+em+porto+velho&gfe_rd=cr

      Excluir
  2. Quanto a ferrovia Madeira-Mamoré, a mesma não deveria de jeito nenhum ser desativada porq a mesma, foi tema até de novela na GLOBO como MAD MARIA (Maria louca, nosso português é cheio de sotaques em inglês) e muitos operários na sua construção, deram a sua própria vida como Cristo na cruz p,ra q a mesma tivesse existência. Daí, a pessoa pergunta: como Cristo na cruz? Como assim?, é q a mala´ria transmitida por um mosquito vitimou muitos operários deixando a óbito. No entanto um ponto histórico deixado totalmente ao esquecimento e ao desprezo e q deveria ter respeito (q não tem)

    ResponderExcluir
  3. Cidade excelente
    Bem receptiva arborizada.linda

    ResponderExcluir